sexta-feira, 25 de junho de 2010

Os melhores destinos de águas termais

Para quem adora ficar debaixo d’água, as cidades de fontes termais são uma opção divertida, relaxante e terapêutica para o inverno. Com águas naturalmente quentes, é permitido usar apenas roupas de banho, mesmo quando o frio pede camadas e camadas de casacos.


A Blue Lagoon, uma lagoa de águas termais, é uma das principais atrações da Islândia


Existem fontes termais em todos os continentes, até no fundo dos mares e oceanos. Sua origem é explicada por um fenômeno natural. As águas da chuva penetram o solo até grandes profundidades. Elas são aquecidas pelo calor interno da terra por anos e anos até emergirem para a superfície com temperaturas elevadas.

Em muitas fontes naturais as águas são quentes demais para o corpo humano. No entanto, muitos hotéis e spas captam estas águas para abastecer deliciosas piscinas, mantendo a temperatura em torno de 35ºC a 40ºC. Em alguns países, como Islândia e Canadá, turistas encaram o frio abaixo de zero e se aquecem em as piscinas ao ar livre, com vista para belas montanhas.

No Brasil, estabelecimentos como o Rio Quente Resorts criaram parques temáticos próprios, com toboáguas, escorregadores e várias piscinas de água quente.


O Rio Quente Resorts conta com dois parques aquáticos e uma praia artificial



Além da diversão, muitos procuram as àguas termais, ricas em minérios, por conta de suas propriedades medicinais. Elas são indicadas para diversos tratamentos, como dores musculares, reumatismo, artrite e doenças de pele. Diversas empresas de cosméticos, como La Roche-Posay, Avène, Biotherm e Vichy, utilizam o líquido em seus produtos.

Ficou com vontade de mergulhar neste inverno? Então, confira os destinos de águas termais no Brasil e no exterior.



Roteiros de águas termais no Brasil



Hotéis, spas e clubes pelo país possuem uma grande infra-estrutura para quem quiser se divertir.


Neste inverno, as cidades de águas termais do Brasil podem ser uma boa opção tanto para quem quer relaxar, como para quem quer se divertir. Dá para aproveitar das propriedades terapêuticas das águas enquanto as horas passam no quentinho das piscinas. Conheça os destinos.


CALDAS NOVAS E RIO QUENTE (GO)


Considerada a maior estância hidromineral do mundo, Caldas Novas recebe mais de 1,5 milhões de pessoas por ano, grande parte interessada nas fontes de águas que podem chegar a 58ºC. Os turistas podem se divertir nos hotéis e clubes da cidade, que contam com parques aquáticos particulares, com piscinas naturais cristalinas, toboáguas, bares e restaurantes.

Na cidade vizinha Rio Quente, a 27 quilômetros de distância, o complexo hoteleiro Rio Quente Resorts conta com dois parques aquáticos e a Praia do Cerrado, uma enorme praia artificial.


ÁGUAS DE LINDÓIA (SP)


Localizado a 180 km de São Paulo, Águas de Lindóia ficou famosa por suas águas termais, que saem solo a 28ºC. No Balneário Municipal, o turista pode fazer diversos serviços terapêuticos como banhos de imersão ou de espuma, ducha escocesa e hidromassagem. Os preços variam de R$5 a R$50. Para os mais novos, há piscinas abastecidas com água mineral e toboáguas. Ao longo da Avenida das Nações Unidas e do balneário municipal há fontes com águas minerais.


PIRATUBA (SC)

Jato d'água de 30 metros é uma das atrações do Termas de Piratuba



Em Piratuba, no oeste catarinense, pode ser inverno o verão, a temperatura da água fica sempre em torno dos 38ºC. Enquanto as crianças se divertem nas setes piscinas do Termas de Piratuba, os adultos podem relaxar com os banhos de imersão, duchas e tratamentos medicinais. A principal atração do parque é um chafariz natural que joga água a uma altura de 30 metros.


OLÍMPIA (SP)


A cidade paulista de Olímpia se tornou um polo turístico graças ao complexo de águas quentes naturais, o Thermas dos Laranjais. O parque conta com mais de 20 piscinas térmicas, com temperaturas que chegam a 38ºC no inverno, cercadas por areias brancas e coqueiros. Tem piscinas com ondas, rio com correnteza, tirolesa, piscinas para surfistas.


NOVA PRATA (SC)


Localizada na região das Serra Gaúcha, o município de Nova Prata pode atingir temperaturas negativas no inverno. Ainda assim, é possível utilizar as piscinas do Parque Caldas de Prata, com piscinas ao ar livre e cobertas com temperaturas que chegam a 41ºC.


ARAXÁ (MG)

As piscinas de águas termais relaxam os hóspedes do Tauá Grande Hotel


A cidade mineira de Araxá, a 380 km de Belo Horizonte, tem como grande atrativo turístico o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, que se localiza em uma bela área verde ao lado de um lago. Ele possui um imponente complexo termal, aberto também a não-hóspedes, com banheiras individuais e piscina de águas termais. São oferecidos dezenas de tratamentos com águas termais e lama terapêutica.


IRETAMA (PR)


As águas termais abastecem as cinco piscinas ao ar livre, duas piscinas cobertas, ofurô, chuveiros e torneiras do resort Termas de Jurema. A água vem quentinha da fonte de dentro do hotel, a uma temperatura de 42ºC, boa para quem quer relaxar. Além das termas, tem também a lama negra sulfurosa, utilizada em vários tratamentos de pele.



Roteiros de águas termais no exterior



Existem fontes termais em todos os continentes do mundo, mas algumas se destacam pela beleza do paisagem.


Da praia na Nova Zelândia às montanhas nevadas do Canadá, as fontes termais são uma opção terapêutica, além de divertida e agradável para as férias. Encare a fumaçinha sobre as piscinas e mergulhe com turistas do mundo inteiro.



GRINDAVÍK (ISLÂNDIA)


Nas águas quentes da Blue Lagoon dá até para encarar o frio da Islândia



Na cidade de Grindavík, na gélida Islândia, turistas desafiam o frio para relaxar na Blue Lagoon (em português, Lagoa Azul), uma enorme lagoa no meio do gelo. A água, aquecida pela lava vulcânica, chega à superfície a uma temperatura entre 37ºC e 39ºC. Além de quentinha, ela é rica em minerais e, portanto, eficiente no combate ao envelhecimento e no tratamento de doenças de pele.


KUSATSU (JAPÃO)


Localizado no Círculo do Fogo do Pacífico, o Japão possui centenas de termas (em japonês, onsen), bastante procuradas por turistas e locais. Uma das regiões termais mais famosas é a de Kusatsu, na província de Gunma, com cerca de 100 fontes que abastecem hotéis e spas, além de 18 balneários públicos gratuitos. Há séculos pessoas se banham nessas águas sulfurosas para a cura de doenças.



PAMUKKALE (TURQUIA)

As piscinas naturais de água quente são cartão-postal de Pamukkale, na Turquia



A cidade de Pamukkale (em português, Castelo de Algodão) guarda uma das mais surpreendentes e belas paisagens da Turquia. São piscininhas em degraus, cuja água morna desce em cascata por uma colina de 160 metros. Há milhares de anos pessoas se banham nesta piscina natural. Sua origem deve-se às fontes termais debaixo do monte que provocam o depósito de carbonato de cálcio, dando um aspecto esbranquiçado às rochas.



HOT WATER BEACH (NOVA ZELÂNDIA)



Outro país com diversas fontes termais é a Nova Zelândia. Uma das mais curiosas é a Hot Water Beach, localizada na península de Coromandel. Nesta praia, os banhistas vão munidos de uma pá. Na maré baixa, basta cavar um buraco na areia para começar a jorrar águas termais e criar a própria piscininha particular. Para pegar um bom espaço, é bom chegar cedo, pois a praia fica lotada.


TERMAS DE CHILLÁN (CHILE)


Com mais de 275 fontes de águas termais, não faltam opções de hotéis e spas para quem quiser relaxar nas águas quentes. Uma das mais populares abastece o spa de beleza e relaxamento da estação de esqui de Termas de Chillán, localizada nas encostas de um vulcão de mesmo nome. São piscinas de águas quentes termais, sendo parte delas ao ar livre, tratamentos com lama vulcânica, massagens e banhos terapêuticos.


BATH (INGLATERRA)

A única fonte termal da Inglaterra fica na cidade de Bath



A histórica cidade de Bath, localizada às margens do rio Avon, é a única na Inglaterra com o privilégio de possuir fontes de águas termais. Foram os romanos que descobriram as termas, atribuindo a elas propriedades medicinais. Eles construíram ali um conjunto de piscinas e banhos, construções com detalhes bem preservados até hoje. Quem quiser experimentar a sensação de um banho termal, deve ir ao Thermae Bath Spa, aberto em 2006, com uma piscina a céu aberto e outra fechada. Este spa público conta também com uma ampla sauna e tratamentos diversos.


BANFF (CANADÁ)


No belo cenário das Montanhas Rochosas canadenses, está o Parque Nacional de Banff, o primeiro do país, em Alberta. Além de ser um paraíso para os esquiadores, há a Upper Hot Spring, uma piscina ao ar livre, com a bela vista dos picos nevados. Variando entre entre 37ºC e 40ºC, a água termal da região é rica em cálcio, sulfato, magnésio, sódio e bicarbonato.


Fonte: IG Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário