quarta-feira, 30 de maio de 2012
Cidade 100% limpa
O dinheiro do petróleo de Abu Dhabi ergue no deserto do Oriente Médio uma espécie de "cidade verde", Um centro para pesquisar e aplicar a eficiência do uso de energia renovável.
Ao custo de R$ 38 bilhões, Masdar City tenta atrair estudantes e empresas para se tornar pólo tencnológico.
Criada como modelo de sustentabilidade, Masdar - vinculada ao emirado de Abu Dhabi - tem também função econômica. É uma das apostas do governo para diminuir a dependência do petróleo.
A cidade ainda engatinha. Só 102 dos esperados 40 mil moradores em 2025 habitam o local, todos estudantes. Entre eles, dois brasileiros.
O espírito da ideia, iniciada em 2007, já é visível. O carro elétrico sem motorista, que anda com um toque numa tela, é o destaque para curiosos. Mas é no planejamento que ela busca se diferenciar.
O centro foi erguido de modo a aproveitar os ventos do deserto. Ruas estreitas e uma torre de vento ajudam a refrescá-lo. Tudo para reduzir o uso de ar condicionado onde o verão chega a 50ºC.
O plano diretor do arquiteto inglês Norman Foster buscou privilegiar os pedestres. Lá, os carros elétricos ficam escondidos sob o solo. Um contraste com mega-avenidas e escassas calçadas de Abu Dhabi e Dubai, principais cidades do país.
"A função de Masdar é mudar o jeito como as coisas são feitas", diz o diretor de Masdar City, Alan Frost.
O centro fará apresentações na Rio+20, em junho.
Masdar busca atrair empresas com imposto zero e parcerias. A Siemens espera a conclusão do primeiro prédio comercial para instalar ali sua sede no Oriente Médio. A Mitsubishi pesquisa o desempenho de carros a bateria.
"Não havia um polo global de energia limpa e renovável. A ideia é fazer de Masdar esse polo", diz Frost.
Fonte: FOLHA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário