quinta-feira, 26 de julho de 2012

Turismo e Bebidas

Algumas cidades ou países tem associado aos seus nomes bebidas alcoólicas que ou são originais do local ou tem produções conceituadas.

Muitos destes locais aproveitam para conseguir aumentar e desenvolver o turismo em volta das bebidas em questão e criam roteiros especiais para que o viajante conheça a produção, faça uma degustação e ainda conheça os pontos turísticos ao redor.

Que tal conhecer algumas destas bebidas símbolos e planejar sua próxima viagem com um brinde especial?



Em Barbados:






Rum, bebida secular fermentada a partir do caldo de cana, melaço e outros derivados da produção de açúcar.
Esta iguaria de características refinadas e aroma suave começou a ser apreciada no séc. XVII, quando foi divulgada como um poderoso medicamento capaz até de exorcizar os demônios do corpo.
Por conta de seu alto teor alcoólico (de 35 a 40% vol.), conta-se que encorajava muitos piratas e marinheiros antes dos combates, entre eles o famoso Barba Negra, Edward Teac.
O primeiro rum de que se tem notícia foi fabricado em Barbados há 307 anos e tem como particularidade ser um tipo encorpado, escuro e com aroma marcante.
A primeira destilaria do mundo, se chama Mount Gay e até hoje produz um rum delicioso que é a atração principal de um dos passeios mais interessantes na ilha de Barbados, mesmo para aqueles que dispensam álcool.
A visita à plantação e a fábrica conta a história da bebida e tem como opção um almoço especial e degustação dos quatro rótulos da casa: Eclipse Silver, Eclipse, Extra Old e o 1703, que chega a ser envelhecido até por 30 anos.
Outra opção é aproveitar as rum shops espalhadas por toda ilha.



Nos Estados Unidos:






Diferentemente de quase todos os setores dos EUA que atualmente estão em crise, a indústria do bourbon tem mostrado um grande crescimento.
Por isso nossa segunda dica é a trilha do Bourbon que está localizada ao longo dos 140km que ligam a cidade de Lexington a Elizabethtown, ambas no estado de Kentucky, e pode ser completada com um ambicioso roteiro de dois dias visitando no mínimo 6 destilarias.
O bourbon é um tipo de uísque, genuinamente americano, o qual se diferencia por ser elaborado a partir de no mínimo de 51% de milho, água calcária pura e barris de carvalho carbonizados.
O seu nome é derivado do Condado de Bourbon, no Kentucky, onde desde o séc. XVIII são produzidos os melhores exemplares.
Desde a época em que a Evan Williams, a primeira destilaria comercial surgiu em Louisville, a produção evoluiu muito e hoje há uma busca para conquistar novos públicos, seja mudando os layouts de engarrafamento ou mesmo adicionando novos sabores a mistura, como mel, cereja e nuances amandeiradas. Visitar destilarias como as de Jack Daniel's, Jim Beam, Evan Williams, Maker's Mark e Early Times é degustar dos melhores bourbons e de boa parte da história norte-americana. 




Emirados Árabes Unidos:






O arak é o nectar dos deuses árabes, destilada da tâmara ou uva, aromatizada com anis dentre outras especiarias.
É considerada a bebida típica da Jordânia e do Líbano. Pelo alto teor alcoólico de 45,9% vol. não é indicado que se beba puro, por isso o costume local é diluir a iguaria em água ou servi-lo com gelo.
Apesar de forte, o gosto do alcool não se sente, mas basta poucas doses para se sentir nas nuvens.
Uma das características que chama atenção nesta iguaria é que quando o gelo é colocado, o líquido imediatamente ganha uma cor branca leitosa.
Por conta dessa alteração, também é conhecido como "leite de camelo" ou "leite de leões".
Com o sabor adocicado e parecido com um licor, o arak é usualmente consumido após as refeições e normalmente é harmonizado com comidas árabes, orientais, frutas secas e cordeiro.
O turista que admira esta iguaria já pode se deliciar com roteiros especiais, como os que visitam as vinícolas do Vale de Beqaa no Líbano, onde se encontram as produções do melhores araks do mundo.



Fonte: GVA News

Nenhum comentário:

Postar um comentário