sexta-feira, 4 de novembro de 2011

48 horas em Tóquio

Tóquio pode ser reumida como futurista, frustante e fascinante - uma cidade de contrastes na qual becos estreitos repletos de restaurantes escuros ficam á vista de edifícios extravagantes que serviriam bem como cenário para um filme de Batman.


Ainda que o terremoto de 11 de março tenha abalado a cidade, Tóquio não sofreu grandes danos, e a vida já voltou ao normal. Tire o máximo proveito de uma visita curta á capital janponesa com um roteiro em 48 horas.






18h: Sexta-Feira

Jante em Yurakucho, perto do sofisticado bairro comercial Ginza, sob a ferrovia elevada na linha Yamanoto, que circunda a cidade.


A área sob os trilhos está repleta de restaurantes, oferecendo culinárias variadas, da italiana á tailandesa, passando pela californiana. Mas experimente o Andy's Shin Hinomoto (http://www.andysfish.com/), diante do edifício Yurachuko Denki.


O britânico Andy criou um restaurante que oferece sashimi, frituras, tempura e pratos especiais que mudam a cada dia, em uma sala longa e de janelas arqueadas.


Se o local estiver lotado, opte pelas mesas na calçada e prove a cerveja e espetinhos de carne grelhada.



20h: Ver ou beber



Passeie pelo bairro de Ginza, onde lojas de marcas famosas como a Cartier e grandes lojas de departamento ocupam as ruas largas e iluminada por neón.


Ou apanhe um táxi para Shinjuku, para um drinque no bar do Park Hyatt Hotel (tokio.park.hyatt.com), onde Bill Murray conheceu Scarlett Johansson do filme "Encontros e Desencontros".


Para uma visão diferente de Tóquio, o bairro de Shibuya abriga o Womb, um clube noturno imenso conhecido por seu sistema de iluminação a laser e que serviu de locação ao filme "Babel", de Alejandro González Iñárritu (http://www.womb.co.jp/).


4h30: Sábado



Saia cedinho da cama (ou caso tenha virado a noite) e vá aos leilões de atum do mercado de peixes Tsuji.


O mercado só admite, desde maio de 2010, 140 visitantes ao dia. As pessoas que desejam assistir aos leilões precisam formar fila no centro de informação pesqueira na entrada de Kachidoki a partir das 4h30.


Ainda que o leilão seja o ponto alto, vaguear pelos corredores que separam as barracas, no restante do mercado, também é divertido. Veja as caixas repletas de enguias ainda se movendo, pilhas de marsico e grandes pedaços de atum sendo fatiados com serras manuais.



8h: Café da manhã



Faça seu desjejum com sushi em qualquer restaurante do mercado. Ainda que a ideia de comer peixe a essa hora da manhã possa assustar, persevere: o frescor do produto faz com que a experiência valha a pena.



9h: Parque




Pegue a linha Hibiya do metrô para Ueno, um parque que abriga três museus entre suas alamedas ladeadas por cerejeiras: o mueunacional de Ciência e o museu de arte Ocidental. Caminhe até o lago de Shinobazu, onde, no verão, florescem nenúfares.


Na primavera, o parque é um dos melhores locais em Tóquio para contemplar cerejeiras. Veja os japoneses normalmente sisudos, comendo, bebendo e se divertindo, muitas vezes com aparelhos portáteis de karaokê.



13h: Passeio



Vá a Shibamata, uma versão para turista ver dos tradicionais bairros japoneses conhecidos como "shitamachi". Tome a linha Keisei Ueno, e de sembarque em Takasogo pra tomar a linha Kanamashi.


Shibamata é conhecida como o "lar" de Tora-san, o muito querido herói de uma série que já chegou aos 48 filmes, sobre um caixeiro viajante.


Caminhe pelas ruas, experimentando doces e salgadinhos tradicionais e visitando alguns dos templos da área.



15h: Barco



Tente ao passeio de barco pelo rio Sumida, ao direção ao píer de Hinoda.


O barco passa por diversos locais históricos ou de interesse turístico, como o Kokugican, cenário de lutas de sumô, e sob numerosas pontes.


É atração obrigatória em um dia ensolarado.



18h: Gastronomia



Disposto a arriscar? Tente jantar no Torafugu Tei MonzenNaka-sho (r.gnavi.co.jp/fl/en/b267803), no qual o cardápio inclui fugu, o baiacu cujo consumo pode ser fatal caso não seja preparado da maneira correta.


O Torafugu Tei oferece pratos a preços razoáveis, começando por fatias de fugu cru servidas em leque sobre o prato e terminando com um espesso mingau de arroz acompanhado por caldo de fugu. Como bebida, experimente saquê quente com um fugu ligeiramente grelhado para acrescentar sabor.



10h: Domingo



Faça seu café da mnhã no Roti's , um restaurante em estilo californiano em Roppongi. O cardápio inclui ovos benedict e panquecas demirtilo por preços razoáveis e em porções consideradas generosas para os padrões do Tóquio (http://www.roti.jp/).



12h: Museu



O complexo futurista nas colinas de Roppongi fica bem perto do restaurante. Confirma o Museu de Arte Mori, de 54 andares (www.mori.art.museum/eng/).



14h: Eletrônicos



Tome a linha Hibiya do metrô para Akibahara, a meca dos eltrônicos em Tóquio. Nas travessas das ruas principais ficam lojas menores que atendem aos otaku, os nerds japoneses cujas vidas giram em torno de computadores e quadrinhos.


També há elementos menos usuais, tais como cafés nos quais as mulheres se vestem como personagens de mangá (www.angelfire.com/id/croon/japan/akihabaramaids3.html).




Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário