quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Seu Sebastião - Restaurante

O doce balanço do Seu Sebastião a caminho do mar...

Nem Ipanema ou Leblon. Subindo pelo Litoral Norte de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro, pelo trecho de recortes e vertigens que já foi a caprichosa estrada de mar e areia da Rio-Santos, o caminho do mar leva á bela Maresias, onde aventureiros, estradeiros, viajores e navegantes, mas essencialmente amantes da vida boa, encontram surpresas e delícias no restaurente Seu Sebastião. Antes de entrar pelo portão sempre aberto podem vislumbrar, ao fundo, a areia clara e o azul atlântico, divina moldura e fazer par com o verde da mata típica e harmonizar ingredientes que estão ali, na água e na terra, para ir á mesa inventiva e fascinante que o chef Eudes Assis promove nos domínios de sua cozinha.




A casa

O Seu Sebastião nasceu do requintado paladar da restaurateur Julia Dammann, que sabe fazer boa mistura com ambiente e gastronomia e traduzi-la em uma festa onde reina o bom-gosto. Só faltava o chef. Antes de finalizar o projeto da casa que estava para inaugurar, Julia procurou Eudes Assis pelos mares da Europa - o jovem cozinheiro trabalhava sobre águas mediterrâneas, como personal chef em iates particulares. Eudes viveu por cerca de cinco anos no exterior. Curso pâtisserie e panificação em Le Cordon Bleu, fez estágios em Bistrôs estrelados de Lyon (França) visitou o célebre Adriá em Barcelona e experimentou tudo. Passou grande parte do tempo nos mares mediterrâneos e por lá muito aprendeu. Curioso, inventivo, alegre e especialmente talentoso, Eudes Assis conquistou amigos e devotos por onde passou e segue com essa bossa e balanço até hoje, há tres anos pilotando o fogão em Maresias, depois de aceitar o convite de Juliana.



O Chef

A vida de Eudes é guiada pelo ambiente em que se encontra, de onde tira ingredientes e inspiração para suas obras culinárias. O chef sabe os segredos da lula, o momento ideal para o robalo, a diferança sutil da mandioca selvagem, a cor certa da taioba, a textura da banana da terra - frutos de água e da terra que desvenda desde a infância, vivida no sertão da Mata Atlântica paulista. Transforma inhame em chips crocantes para cobrir uma pescada assada com pupunha e banana, salga de leve o lagostin para atirá-lo em cremosa sopa de palmito; faz renda com caramelo para enfeitar bananas grelhadas e sorvete de lemoncello. Seu toque é para transformar a natureza do alimento em arte do paladar. Em 2009 Eudes Assis fez uma temporada nos Estados Unidos, convidado para estrelar o comando temporário da cozinha de importante restaurante português em New Jersey. Nos EUA, pesquisou ingredientes e descobriu-se fascinado pelas fórmulas moleculares da cozinha espanhola, técnica que trouxa para o Brasil e imediatamente integrou ás suas atividades na cozinha, criando receitas que incluem a novidade - robalo assado com creme de taioba e delicado caviar molecular de caju e cachaça; sopa de pupunha e lagostin com caviar coloridos e saborosos, utilizando leite de coco, vinho do Porto, maracujá.



O Seu Sebastião recebe todos com alegria jovial da brigada local, bem-preparada em técnicas de vinhos e drinques, serviço leve e preciso. Na carta, a seleção é da jovem sommeliére destaque na ABS - São Paulo, Ana Paula Amorim, irmã e companheira de Eudes nas harmonizações. Os vinhos são também paixão do chef caiçara - os que chegam á casa recebem seu sorriso aberto, taça á mão com sugestão de um brinde.

O Seu Sebastião é o melhor motivo para, a caminho do mar, sentir o balanço cheio de graça dos encantos de sua gastronomia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário